Fonte: www.colgate.com.br
Olá! Resolvi escrever sobre um dos meus mimos: a escova de dente Deep Clean 360º da Colgate. Recebi na semana passada a visita da consultora de Higiene Oral da Colgate, Dra. Itacira Machado. Ela trouxe uma escova que já usava há um tempo e hoje me lembrei de indicá-la para os meus leitores.
A escova Deep Clean 360º da Colgate aparentemente parece ser uma escova comum, entretanto possui cerdas Slim Tip de pontas afuniladas que auxiliam muito na limpeza. Quando eu escovo os dentes com ela, sinto as cerdas penetrando no sulco gengival, diferente das outras escovas.
A Dra. Itacira me informou que ela é muito indicada para pacientes que têm o hábito de escovar os dentes com força, porque ao imprimir força no sulco gengival sente dor, diminuindo a força na escovação.
É interessante usar a técnica de escovação correta para potencializar os efeitos da escova, que é a técnica de escovação de Bass. Essa técnica se baseia em posicionar escova com as cerdas voltadas para a gengiva, em um ângulo de 45º com o dente para remover principalmente a sujeira gengival.
Indico para os pacientes com facilidade em acumular tártaro, com gengiva inflamada e recessões gengivais.
Dra., estou pensando em adquirir a escova dental Colgate Sensitive Pro-Alívio, que é da mesma linha dessa Deep Clean, a linha 360º.
ResponderExcluirPor ter cerdas retas, acredito que a Deep Clean deve ser menos eficiente na limpeza dos dentes mais afastados (siso) que a Sensitive, que tem a ponta limpadora elevada.
Além disso, para quem está com gengivite, a Sensitive tem cerdas não só macias, são extra macias.
As cerdas ultrafinas da Deep Clean fazem um pseudotrabalho do fio dental, pois adentram as gengivas, o que pode não ser muito bom e causar sangramento na gengiva dependendo da força empregada na escovação, não acha?
A única questão na Sensitive que eu não sei se é um alívio ou um problema são seus cones polidores, que tem um layout bem diferente de outras escovas, que costumam ter todas as cerdas retas ou arredondadas.
Fonte: http://www.colgate.com.br/app/Colgate360/BR/home.cwsp#Sensitive
Faça um review dessa escova, por favor.
Atenciosamente,
Francisco Erick
Olá, Francisco Erick
ResponderExcluirVou passar para você uma experiência minha. Neste momento, estou usando a escova Sensitive Pro-alivio da Colgate e continuo achando a Deep Clean melhor para a higiene dos meus dentes. As fabricantes de escovas têm evoluído bastante a ponto de individualizarmos a indicação dependendo do problema do paciente. O que antes todos os profissionais indicavam, que era uma escova pequena com cerdas macias, hoje pode ter uma indicação mais precisa de acordo com a necessidade observada.
Se o seu problema é a escovação dos sisos, não precisa usar necessariamente uma escova com cerdas altas na ponta. Esse modelo facilita a limpeza, mas uma escova com cerdas normais sendo utilizada a técnica correta pode resolver o problema.
Se está com gengivite, será preciso procurar um profissional para identificar o problema e ensinar a técnica de escovação correta para evitar que esse problema continue.
Normalmente, para os meus pacientes com problema de gengiva, a Deep Clean é a escova que indico, sendo que para ter uma eficiência na remoção de placa é preciso usá-la corretamente.
Quanto ao pensamento de que essas cerdas podem agredir a gengiva, eu concordo. Não pelo modelo da escova ou das cerdas, mas se for empregada de forma incorreta ou no uso de força excessiva na escovação.
A penetração no sulco gengival promovido pela técnica correta com a Deep Clean ajuda a remover a placa bacteriana desse local, principal causador da gengivite.
Hoje, por coincidência, recebi a visita da representante da Colgate a Dra. Itacira Machado e pude tirar algumas dúvidas com relação às escovas:
-A escova Sensitive, assim como a linha de creme dental Sensitive é voltada para os pacientes com sensibilidade dentária ou com recessão gengival. O termo Sensitive não está relacionado à sensibilidade da gengiva. As cerdas extra-macias são para diminuir a sensibilidade do paciente nas áreas de retração gengival. Muitas vezes, os pacientes com esse tipo de problema evitam escovar essas áreas (às vezes inconscientemente) devido à sensibilidade.
-Pude comprovar que os cones polidores (de silicone) da escova Sensitive são os mesmos que estão presentes na escova Deep Clean.
-Ela me mostrou um lançamento que talvez seja mais interessante para o seu caso, que é a Deep Clean com a cabeça compacta. É igual à Deep Clean, só que um pouco menor, o que facilitaria a higiene da região do terceiro molar.
Agradeço à Dra. Itacira pelos esclarecimentos e à você Francisco, por ter se interessado em saber mais sobre a sua saúde bucal.
Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas.
Atenciosamente,
Dra. Liliane
Agradeço eu pelo esclarecimento, Dra.!
ResponderExcluirComplementando o comentário das escovas, já utilizei a Colgate Twister e a Colgate Classic e essas duas são macias mesmo, como indicado nas suas respectivas embalagens. Porém, com a Colgate Professional Extra Clean cabeça compacta, que é a que estou utilizando atualmente, ocorre que na embalagem a inscrição é "macia", mas na prática, parece uma escova com cerdas médias. Caso igual com a Oral-B Indicator Plus cabeça pequena (35).
Já que mecionou, gostaria de tirar mais algumas dúvidas:
- Qual é a técnica de escovação mais eficiente?
Utilizo aquela técnica de 45º, escovando os superiores externos primeiro, após os inferiores externos depois os superiores internos, os inferiores internos, e por fim, as "cabeças" dos dentes superiores e depois as cabeças inferioes.
- Quantas vezes por dia é recomendado escovar a língua? Raspadores de língua podem descamá-la muito a ponto de feri-la?
Escovar a língua com escova dental + pasta de dente tem sido mais eficiente que a utilização dos limpadores de língua embutidos na maioria dos modelos de escova, que, em suma, não removem praticamente nada.
Olá Francisco Erick,
ResponderExcluirA técnica de escovação mais eficiente depende do problema bucal que cada paciente apresenta. A técnica de Bass, com a escova em 45º e movimentos vibratórios é indicada para pacientes com tendência à gengivite. Entretanto, existem outras técnicas de escovação que também são eficientes. A melhor técnica é aquela que o paciente consegue realizar de forma correta.
Com relação à frequência de escovação da língua indico sempre realizar em todas as escovações, uma vez que a língua apresenta muitas papilas em que os restos alimentares, placa e saburra se depositam. A falta de higienização da língua é um dos principais causadores da halitose.
Acredito que raspadores de língua podem ferir se forem utilizados com muita força e se o paciente apresentar alguma alteração nas papilas linguais. Mas normalmente, a higiene da língua não provoca ferimentos.
Também acho que as cerdas da escova conseguem higienizar melhor que o limpador presente das escovas.
Necessitando de maiores informações, nos escreva!
Atenciosamente,
Dra. Liliane