quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ortodontia sem aparelho?

É possível fazer ortodontia sem usar os tradicionais aparelhos?


Olá amigos da Oi-Odontologia integrada. Há 10 anos estamos desenvolvendo uma linha de atuação clínica baseada na estética e discrição, sem abrir mão da eficiência e da eficácia das técnicas.
Muitos adultos tem buscado tratamento reabilitadores com implantes e próteses. Mas, para o planejamento integrado e sucesso do tratamento, muitas vezes necessitamos da intervenção ortodôntica. No entanto, muitos sentem-se constrangidos em usar aparelhos quando tem idade superior a 40 ou 50 anos. O que fazer?


Buscando atender este público, nos capacitamos nas técnicas de ortodontia sem bráquetes e na ortodontia lingual (os bráquetes são fixados na parte interna da boca). Assim qualquer pessoa pode usar aparelho sem que ninguém perceba isso.
Cada técnica tem suas limitações, vantagens e desvantagens. Mas sempre há uma que pode ser indicada para seu caso específico.
O invisalign é o alinhador (sem bráquete) que mais casos consigo tratar. Com essa técnica posso corrigir as mais diversas má oclusões e realizar uma grande quantidade de movimentações dentárias.



O ClearAligner foi desenvolvido na Ásia e pode ser usado, virtualmente, nas mesmas indicações do invisalign. No entanto, na nossa prática clínica, utilizamos apenas para movimentações menores e para procedimentos mais previsíveis.



O ESSIX é um alinhador utilizado para pequenos movimentos dentários e utilizamos para casos de recidiva (dentes sofrem pequenos movimentos após a remoção do aparelho).
A ortodontia lingual pode ser usada para todas as indicações que a ortodontia tradicional vestibular é viável. Ou seja, podemos tratar qualquer tipo de má-oclusão que também pode ser tratada com a ortodontia tradicional.



Em todos os casos e técnicas que utilizamos visamos o conforto do paciente e a qualidade de atendimento da Oi-odontologia integrada.
A rapidez dos tratamentos aliado ao refinamento da finalização são também nossos objetivos.
Se restar alguma dúvida, não hesite em utilizar nossos canais de atendimento. Acesse:
www.oiodontologiaintegrada.com


Dr. Wendel Shibasaki
Ortodontista
Responsável Técnico da Oi
Salvador-BA
[71]3351.1732

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Snap on smile em Salvador




Em maio de 2011, eu estive em São Paulo para conhecer o sistema Snap on Smile e fazer parte do primeiro curso de credenciamento no Brasil. Esse tratamento já tem sido utilizado nos Estados Unidos há muitos anos e só agora chegou ao Brasil. O snap on é uma prótese removível de longa duração, que dispensa qualquer desgaste ou anestesia dental e não necessita de adesivos para mantê-la segura.




É interessante para os pacientes que querem um tratamento rápido, reversível, não invasivo e removível. Para quem faz bruxismo ou tem grande desgaste da estrutura dental pode funcionar como uma alternativa da placa. A grande vantagem do produto é não cobrir o céu da boca. O snap on fica preso sobre os dentes, sem usar grampos metálicos e sem cobrir o palato. Os pacientes que serão submetidos à reabilitação protética têm mais uma opção na escolha da prótese, que pode ser usada como um provisório, em alguns casos e em outros como um trabalho definitivo.




Novo fio dental


Olá, amigos! Decidi escrever para postar novidades na odontologia e tirar algumas dúvidas, que às vezes não é só de um paciente, mas de vários. Além de dentista apaixonada pela profissão, sou consumidora como vocês e adoro os produtos dentais e as novidades. Não defendo nenhuma marca especificamente. Gosto de produtos bons e com ótimo custo-benefício. Pretendo falar sobre produtos diversificados e de artigos interessantes.


Vou começar falando sobre um fio dental novo, da linha Pró-saúde Multi-benefícios da Oral-B, que recebi há alguns meses da Ingrid, representante da marca. Não conhecia e resolvi testar. Achei interessantíssimo, ele é um fio à base de PTFE (Politetrafluoretileno) conhecido comercialmente como Teflon. A primeira impressão é de um fio diferente dos outros que eu já estava acostumada e muito semelhante à uma fita "veda-rosca" com sabor de menta. E a grande vantagem é que não desfia. Usei na minha filha de dois anos, viciada em fio dental, e ela adorou. Achei que o sabor de menta poderia arder, mas serviu como um estímulo para o uso.



Indico para os pacientes que têm dificuldade em usar o fio comum, com dentes muito apertados, que desfia com facilidade. Claro que, se o fio está desfiando constantemente, uma avaliação profissional é indispensável.